terça-feira, 19 de outubro de 2010

Querido John - livro x filme

Oi amigos!

Mais uma vez mil desculpas por demorar tanto pra atualizar... acho que é pura preguiça mesmo. Mas hoje estou aqui de volta e vim pra falar de “Querido John”.


A primeira história de Nicholas Sparks que conheci foi “Diário de uma paixão”, vi o filme faz muito tempo... lembro que foi uma vez que minha prima do sítio veio pra cá, a gente não tinha o que fazer e resolvemos alugar um filme. Vimos este romance e confesso que foi o melhor romance que eu já assisti. Depois passou algum tempo e eu assisti “Um amor para recordar”, outro romance liindo demais que eu chorei super. Até aí nem sabia que eles eram inspirados nos livros do Nicholas, e no começo desse ano vi em um blog literário “Querido John”, fiquei sabendo das outras obras do autor, li a sinopse do livro e fiquei morrendo de vontade de ler, afinal eu já havia gostado muito de dois filmes baseados em livros dele. Participei de milheres de promoções tentando ganhar, mas como não consegui levar nenhuma resolvi comprar quando fui na Bienal do Livro de SP com meu amor. E é claro que o final não podia ser diferente, ameeei o livro, é um romance lindo, sem ser “água com açúcar” demais. Não sou muito boa pra descrever histórias, fazer resenhas, coisa e tal... só sei que a história se define em os diversos signifcados de amor e saudade.
Como eu gostei muitoooo do livro, pedi pro meu amor Alexandre baixar o filme pra gente assistir. O filme também é a coisa mais linda, mas há muitas diferenças pra uma adaptação:
*No filme, Tim é o pai de Allan, e no livro ele é o irmão. No filme também fala que Tim já foi casado, e no livro não tem nada disso.
*No livro Savannah é morena, no filme ela é loira.
*O livro diz que John tem muitas tatuagens significativas, no filme o personagem não tem nenhuma.
*No filme o pai de John começa a colecionar moedas a partir de um achado de John, no livro ele sempre colecionou e isso foi até a causa da mãe do John ir embora. No livro a tal moeda especial de John foi uma que ele e o pai dele viajaram juntos para procurar.

Tem muitas outras diferenças, talvez porque o tempo do filme não poderia ser tãão longo pra ser realmente fiel ao livro, mas o mais cúmulo que eu achei é que o final do filme é diferente do livro! Tá, eu achei cúmulo, mas isso talvez seja para que as pessoas que já leram o livro vejam o filme e vice-versa. E isso tudo me fez pensar que devo ler os outros livros do Nicholas que foram as inspirações dos filmes que já assisti, vai que também tem várias diferenças né?

E pra terminar digo: quem leu o livro tem que assistir o filme, e vice-versa mais uma vez... a história é maravilhosa contada sobre as duas perspectivas.

Beijos
;**

Nota de novidade: hoje fui na biblioteca e emprestei dois livros, um de bioética e outro da série Mortal, da Nora Roberts como J.D.Robb [já li um da série e amei].

Obs: tenho presentinho que ganhei pra mostrar, mas decidi que vou acumular tudoi que eu ganhar por mês pra fazer só um post mensal desse gênero.

Obs 2: você que quer que eu linke o teu blog aqui? linke o meu e preencha seus dados na página ali em cima que se chama “Cantinho dos amigos”.

20 comentários:

  1. Aaaaaaaaaaaa Brunaaaaa, acho que so eu nao li esse livro.
    Mas tambem, tem cara de ser muuuuuito meloso.
    Mas ao mesmo tempo parece ser tao lindo.
    Amei a sua resenha e sua dica de lê o livro e vê o filme. Mas estou sentindo que vou chorar se lê esse livro.. na~sei porque estou assim.

    CUlpa sua Bruna!!!

    Adorei passar no seu cantinho, estou te seguindo, quero o livro da Nora que vc ganhou hahaha e sempre que eu consegui vou passar aqui.
    Sabia que vc resenha bem menina?!
    POois é!

    Beijinhos,

    Lilia Reis
    Leituras & Fofuras

    ResponderEliminar
  2. Hey Bruna ^^

    Antes de comentar sobre o post, dizer que fui até o cantinho dos amigos, até porque você já está nos links do N.A a muitoo tempo, não sei se sabia kkkk é que não faço troca de links simplesmente coloco quem eu gosto (sou hetero tá? kkk)

    Hum Nicholas eu a Jeh (http://endless-dark.com/liege) achamos ele tudibão, nossa eu adoro as obras do Nicholas já teve post no N.A sobre ele (http://night-angel.org/archives/1069) realmente sou fã do cara, e a primeira vez que ouvi foi pelo Um Amor para Recordar tenho o filme e o livro que ganhou o título de Um Momento Inesquecível...

    Eu não li Querido John nesse caso foi apenas o filme (qual chorei muito como comentei com a Jeh ele tem que para te matar o povo)... Nicholas é extremamente não recomendável na TPM.

    Fã do cara fato!

    Xoxo

    :: Loma

    ResponderEliminar
  3. Ai que delíciaaa!!! Tava louca, louca, louca para assistir esse filme, mas meu namorado não quis! Acho que vou ter que ir ao cinema sozinha... Já imaginou que tristeza? hahaha Vou me acabar de chorar. hahaha

    Preciso ler esse livro... mas tenho medo de ficar meio deprezinha, sabe? hahaha

    ResponderEliminar
  4. Ganhei esse livro numa promo, o kit..Imagine uma pessoa feliz?! Fiquei assim. Aí no fim do livro, choreeeei demais, nossa, mas amei o livro, mto!
    Baixei ontem o filme, ainda não assisti, tô esperando o marido voltar de viagem, hehe
    Mas, estou passada que o final é diferente! Nossa! Como assim??? Agora fiquei mto mais ansiosa!
    Bjo!

    ResponderEliminar
  5. Vejo muito os livros dele, mas ainda não me deu aquela "coisa" pra ler. Quem sabe eu compre um por curiosidade. Mas achei legal os apontamentos que tu fez sobre o filme!

    ResponderEliminar
  6. Oi, Bruna :)
    Olha, que sintonia!
    Então, eu ainda não me aventurei no Querido John, está aqui me esperando. Desde que comprei já emprestei para duas pessoas que adoraram! Vou ler depois de Sussurro!
    Eu sei que não dá pra colocar tudo dos livros nos filmes, mas acho que o mínimo deveria ser respeitado.

    Depois te conto o que achei!

    Ah, me manda seu endereço para o e-mail: anefreitasrj@gmail.com para te mandar Glee!

    Beijão!

    ResponderEliminar
  7. Queria muito saber mais dessa história do livro, mas não achei ele aqui em BH! Pena... que bom que você gostou. Super beijo

    ResponderEliminar
  8. AAAH!
    Querido John é TUDO DE BOM *o*
    AMO, amo, amo. Não só o John, mas o livro. HAHAHAHAHAHAHAHA =X

    Ainda não vi o filme, tenho medo de me revoltar MUITO com as mudanças bizarras >_<

    Enfim, vou fazer um esforcinho e tentar assistir em breve ;)

    Beijocas, queridaa!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderEliminar
  9. Oie tudo bem miga?
    Nossa que legal o post, eu ainda não lí esse livro e nem ví o filme mas gostei =) muito legal!
    Ah! quero ver as coisinhas que vc ganhou viu =)
    Bjs!

    ResponderEliminar
  10. Bruninha, estou louca para ver esse filme, mas se eu não ler o livro antes não coseguirei ler depois, estou louca por esse livro e espero muito embreve saciar essa minha curiosidade.
    bjus

    ResponderEliminar
  11. Oieee Bruna
    Menina estou louca pra ver esse filme, parace ser tão lindoooo, mais ainda não tive a oportunidade.
    obrigadooooo pela visita, volte sempreee
    beeeeijo

    ResponderEliminar
  12. Eu só vi o filme,ainda estou com o livro aquew pra ler,mas ainda não li,sabe...

    Achei o filme meeio fraquinho

    Débora M.
    GP
    www.give-poison.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Oi Bruna!! Adorei seu cantinho!! Quanto ao livro e filme eu n li nem assisti... Bjãooo

    ResponderEliminar
  14. Heyyy! Chegueeei!

    Mas, nem vou ler a resenha :P

    Explico, tenho medo desse livro pelo que já sei dele kkkkk


    Beijos e ótimo final de semana,
    LAriane - Leituras & Devaneios – WWW.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderEliminar
  15. Eu vi o filme, mas ainda não tive oportunidade de ler o livro =(
    ADOREI o filme, foi um dos poucos q já me fez chorar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Hey Bruniiinha... como c ta kerida?
    desculpa a ausencia :)
    estive realmente ocupada, menina :S

    Querido John...
    eu keria tanto ter lido esse livro.. mas ja desisti :S
    kkkkk
    tbm nao vi o filme ainda, tava evitando pq keria ler o livro
    mas agora qdo tiver a oportunidade, assisto ;)
    hehe

    Bjo Bruninha! :D

    ResponderEliminar
  17. Hey ^^

    Passando pra desejar ótima semana.. é começa tudoooooooo de novo

    Xoxo

    :: Loma

    ResponderEliminar
  18. Eu queria ler o livro ou assistir o filme. Todos que viram me contaram que não se arrependeram. Quero ver os presentinhos *-* Otima semana for.

    ResponderEliminar
  19. ME RECUSO A ASSISTIR FILMES ROMÂNTICOS. E o único livro que li "romântico" foi crepúsculo, ah me mate, HAUAHAU. Enfim; me recuso mesmo, eu choro com tudo, até com filme de ação (brincadeira).

    Como prefiro sofrer de medo do que chorar, gostaria de ler algo relacionado a terror; mas minha leitura é sedentária, então fico devendo minha opinião em qualquer livro :( (e talvez filme se for de romance).


    Enfim, se cuida Bru! *-* E eu quero ver os presentes, me empolgam, hihi. Até mais, beijos.

    ResponderEliminar
  20. Preenchi o formulário no cantinho dos amigos (tem um tempo já) e te linkei lá no blog (que tinha o link pro flanando, mas tinha me esquecido de colocar do seu novo blog).
    Tão falando muito bem de Querido John e Nicolas Sparks né? Ainda não li nenhum livro dele, e é bem provável que eu assista o filme antes de ler. Espero que eu não me desaponte com o livro, já que os finais são diferentes.
    Beijos!

    ResponderEliminar