terça-feira, 26 de abril de 2011

Resenha: As meninas

Oii amigos!

Não sei se comentei aqui ou apenas com algumas amigas que este ano eu pretendia ler alguns livros clássicos... e pra começar essa meta eu escolhi "As meninas", da Lygia Fagundes Telles. Espero que gostem da resenha:

As meninas

Autora: Lygia Fagundes Telles
Editora: Livraria José Olympio (1ª. edição)

Sinopse: Não foram muitos os escritores que, no auge da ditadura militar no Brasil, abordaram em seus textos temas como a repressão e a tortura e escreveram obras de contestação como As meninas , de Lygia Fagundes Telles. Livro árduo, dolorido e lindo, As meninas relata os conflitos no relacionamento de três jovens que têm entre si um ponto em comum, a solidão, e como pano de fundo os governos militares. Três universitárias compartilham com algumas freiras um pensionato em São Paulo. Ana Clara gosta de um traficante e vive drogada. Lia briga contra o regime. Lorena, filhinha de papai, ajuda as outras duas com dinheiro. Lia se envolve com Miguel, que é preso e trocado por um diplomata. Sem ligar para a política ou as drogas, Lorena se apaixona por um médico casado e pai de cinco filhos. Um enorme espaço separa o universo das pensionistas e seus dramas das religiosas, que se apavoram com a liberdade das três moças. Cada uma das personagens é um poço de conflitos e monólogos interiores que vêm à tona através das confidências íntimas de cada uma e que se ligam à miséria política e cultural da época. O texto de Lygia Fagundes Telles não cai na vulgaridade, não se banaliza apesar do tema. A linguagem é coloquial e expressiva e os diálogos abandonam as conveniências formais. As meninas de Lygia são, afinal, as jovens do nosso tempo, saídas da adolescência e ingressando na plenitude da mocidade. Nada mais atual. Apontada pela crítica como um sucesso absoluto, As meninas é uma obra que resultou do esforço de três anos de trabalho dessa autora perseverante, que valoriza a palavra e mostra, através de seus textos, a luta de todos nós em defesa da liberdade;

Minha sinopse/opinião: Como descrito na sinopse acima, o livro conta a história de 3 meninas que vivem juntas num pensionato de freiras. Lorena é a moça rica que é apaixonada por um médico casado e pai de 5 filhos e vive a espera de um telefonema dele... ela representa no livro a classe rica do país, que na época da ditadura militar parecia ser sonhadora demais e não ter conhecimento da real situação. Lia é uma filha de uma brasileria com um alemão ex-nazista que batalha contra o regime da época, tanto que tem como namorado um preso político. E a última das amigas é Ana Clara, uma doidinha completa, viciada em drogas, namora com um traficante e em suas alucinações fica tendo delírios do seu passado triste... ela é a representante da classe média da época, que é meio alienada da situação. A história do livro em si é muito legal, só não curti muito o final. Outro problema, não sei se isso é dos livros mais antigos ou só desse, é que a autora faz uma narrativa muito confusa, em um parágrafo a narradora é Lorena, depois Ana Clara, depois Lia, depois a própria autora em terceira pessoa, tudo isso sem nos avisar/sem ter uma separação, o que torna o livro um bocado difícil de ser entendido pelo menos no primeiro capítulo, onde você ainda não conhece direito as personagens e as características de cada uma. Posso dizer que gostei sim do livro, mas não tanto quanto eu esperava quando ouvi tantas críticas legais a respeito dele e por este motivo o escolhi para ser minha primeira leitura mais clássica. Achei a ideia muito interessante, mas a linguagem é cansativa demais. A leitura, pelo menos pra mim, foi maçante, e só peguei gosto mesmo pra saber o que ia acontecer quando o livro estava quase no final, e o final foi tão sem graça pra mim, a partir daquele ponto acho que faltou pelo menos umas 10 páginas, de desfecho das histórias de duas das meninas que eu achei que não ficaram bem esclarecidas. Por esse motivo nem sei se devo recomendar o livro, acho que vocês devem ler só se estiverem mesmo com vontade de conhecer esse estilo mais "antigo" de literatura e porque é sempre bom ler coisas que não estejam necessariamente na prateleira de lançamentos né?

megaa bjoo
;**

10 comentários:

  1. Eii amiga,
    Parece ser bem interessante a história. Ainda não li nenhum livro da Lygia, repetente de vestibular é assim mesmo, rs. Boa tarde, beijo.

    ResponderEliminar
  2. Tem livros que são bem complicados de se entenderem mesmo.Principalmente os nacionais.

    Bjão minha gata

    ResponderEliminar
  3. Oi flor, ainda não li esse livro, parece ser interessante, mesmo sendo um pouquinho confuso, acho que isso é característica da autora, porque já li vários livros mais antigos e não é tão confuso assim.

    beijo
    Lis - Batalha Literaria

    ResponderEliminar
  4. Oii querida,
    o livro parece ser interessante, mas não é a minha preferência ;D

    ResponderEliminar
  5. Interessante! Parece ser bom :)

    Beijão

    http://limao-e-mel.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Parece ser bem bacana esse livro, mas sei lá, acho que não leria :S Gostei da resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderEliminar
  7. Acho que esse não é o tipo de livro que deve ser "divertido" de ler, ele quer mais é mostrar o que acontecia naquela época, e deixar "você revoltada" com isso.
    beijos,k.
    girl spoiled

    ResponderEliminar
  8. É isso aí amiga, dá pra pegar os livros que não estão na prateleira de lançamentos! É bom, as vezes, vc viajar um pouco no tempo e ler mas que passaram, mas que deixaram uma bela marca.
    A história desse livro parece ser interessante, mas pelo visto, a autora não soube finalizar. Ou apenas é o jeito dela, né. Que pena que não se pode agradar a todo mundo. esse livro entra na lista de clássicos, mas talvez, não entre na minha lista de desejados. Quem sabe um dia...

    Beijos^^

    ResponderEliminar
  9. Nossa, no começo da resenha eu super me interessei pelo livro, e fiquei mega decepcionada por saber que é confuso.
    Você já viu ou ouviu falar da Trilogia Millennium do Stieg Larsson? Eu li o primeiro livro e AMEEI, estou lendo o segundo e não consigo parar. Se gosta de histórias policiais eu supeer recomendo!

    ~ concerteza o presente está sendo bem gratificante *-*
    obrigada pelo carinho lá no meu blog, adoreei o comentário ;**

    ResponderEliminar
  10. Oie tudo bem miga?
    Gostei do post, eu ainda não lí esse livro mas parece ser muito bom =), adorei a resenha!
    Bjs!

    ResponderEliminar