sábado, 13 de agosto de 2011

Momento brigadeiro de panela #3

Oi amigos
Hoje venho pra falar de um filme que assisti há uns 5 anos, mas revi recentemente e então resolvi vir comentar com vocês.

O Óleo de Lorenzo

Lançamento: 1992 (EUA)
Gênero: Drama

Sinopse: Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

Minha sinopse/opinião: Acho que muita gente já viu este filme, pois é de 1992... mas pra quem ainda não viu vale muito a pena, pois é uma história real e linda. Como descrito na sinopse, Lorenzo Odone tinha ua doença genética chamada adrenoleucodistrofia (ALD), que ataca a bainha de mielina, que é uma camada que reveste os neurônios e faz com que haja a condução dos implusos nervosos. A perda dessa bainha faz com que vá se perdendo a velocidade e a qualidade dos impulsos... a estimativa de vida para portadores dessa doença era de 2 anos a partir do aparecimento dos primeiros sintomas, mas para evitar esse fim os pais de Lorenzo (que não tinham nenhum conhecimento/formação em medicina ou bioquímica) resolvem pesquisar sobre a patologia e descobrem um óleo que estanca o processo da doença. Infelizmente Lorenzo já estava em um estágio mais avançado, mas o óleo desenvolvido serviu para a prevenção das manisfestações da ALD em milhares de crianças diagnosticadas precocemente. E Lorenzo, mesmo com todas as limitações, morreu somente em 2008, vítima de pneumonia (na foto: o verdadeiro Lorenzo).
Enfim, é uma história linda de amor e uma bela lição para que todos nós continuemos acreditando em nossos sonhos e lutando contra os mais difíceis desafios para alcancá-los. Nem preciso dizer que super recomendo né?

Espero que tenham gostado da dica mais antiguinha, é sempre bom resgatar filmes mais antigos e ótimos que as vezes passam desapercebidos.

Bjoo
;**

7 comentários:

  1. Oi Bruna!!
    Esse filme é um dos mais belo e tristes que já assisti!
    É antes de mais nada um exemplo de luta e superação. E olha que na vida real tem muitos pais assim viu?!
    Ótima dica
    Beijos e ótima semana

    ResponderEliminar
  2. Oiii,
    pelo jeito o filme é bem triste,
    e não rola comigo isso ;)
    Não curto filmes tristes.

    Beijos Literários
    Marinah Barcelos | Livros pela Casa
    No blog: Promoções + E-book + BookTour

    ResponderEliminar
  3. Oi, Bruna!
    Eu vi esse filme no colégio, há muito tempo atrás, e achei muito bacana você resenha-lo para nos lembrarmos dele de novo.
    Eu achei o filme bem triste, mas muito bom e incentivador. Acho que todo mundo deveria ver para tirar dele as lições de vida que o Lorenzo transmite.
    Nem me lembrava que ele vivia tanto, e adorei ver a foto dele original ali.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Oi Bruna!
    Esse filme é muito bom! Mas muito triste também! Achei super pesado... Nem tenho coragem de assistí-lo novamente. rss
    Bjooo!

    ResponderEliminar
  5. Acho que nunca assisti a esse filme.
    Mas parece ser interessante e profundo.
    Bom domingo!
    Bjuxxxxx

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que já assistir esse filme, o nome e a história não me é estranha, mas não lembro de muita coisa.

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho quase certeza eu vi este filme. São tantos que já nem lembro, mas só por precaução procurar ele novamente.
    Linda, porém triste. Essa é a vida.

    ResponderEliminar