segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Falando de comida

Oi amigos!

Hoje venho pra postar pra vocês mais um post sobre comida, coisa que não faço há algum tempo, mas dessa vez é de coisas saudáveis!
Bom... todo mundo sabe que eu amo um docinho, principalmente um chocolate, mas aqui em casa costumamos ter hábitos saudáveis também, como evitar frituras e consumir quase que diariamente arroz integral. Mas não é deles que vim falar hoje, e sim de alguns produtinhos que são muitos falados por amantes dos produtos naturais e que fazemos uso aqui em casa.



Farinha de maçã: Muita gente já teve ter ouvido falar das fibras presentes nas frutas e de uma substância muito famosa chamada pectina, que dá sensação de saciedade. A farinha de maçã é uma das fontes de pectina, além de ter efeito energético. As farinhas encontradas no mercado são feitas com maçãs vermelhas e maduras inteiras ou podem ser feitas somente das cascas, que são desidratadas e moídas. Aqui em casa costumamos colocar em cima de frutas ou no iogurte, fica bem gostoso. Ao contrário da farinha de casca de maracujá que é simplesmente horrível, a de maçã é um pouco adocicada e dá pra consumir tranqüilo. Confesso que não faço taaanto uso dela, mas é bem legal. Ah, como é fibra, muita fibra, é super importante o consumo de água.

Óleo de coco: Ao ler a palavra óleo muita gente deve estar imaginando que se toma uma colherada igual aqueles óleos horríveis que passavam no Chaves [alguém lembra do episódio de invisibilidade?]. Então, mas voltando ao tema... dá pra consumir assim puro, mas quem curte assim acho melhor comprar cápsulas né? O óleo de coco é extraído através da fruta seca, a frio, como um azeite, e contém um tipo de gordura do bem chamado triglicerídeos de cadeia média (TCM), que contribui para a perda de peso e gera saciedade. Além disso, traz outros benefícios, como o combate aos radicais livres e, por isso, retarda o envelhecimento, previne doenças crônicas como o câncer e reduz as taxas de colesterol sanguíneo. E pra fechar com chave de ouro, o óleo de coco é rico em ácido láurico, um tipo de gordura de ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária. Muito legal né? Também já li em outros lugares que ele pode ser usado de forma cosmética pra evitar o aparecimento de estrias. Aqui em casa fazemos uso do óleo mesmo, pra finalizar alguns pratos, como farofa por exemplo pra ela ficar mais molhadinha [é melhor não aquecer pra que não perca nada das propriedades].

Chía: Eu nunca tinha ouvido falar desta sementinha até a atendente da loja de produtos naturais nos mostrar. Aí compramos um pouco pra experimentar [eu e meu pai] e depois de alguns dias lá estava ela na TV. A Chía tem origem no México, como disse é uma sementinha minúscula e rajadinha e quando você a coloca na boca ela forma um gelzinho ao redor [mas não causa sensação de nojo ao mastigá-la]. Entre os principais componentes está o ômega 3 [em teor maior do que na linhaça, e em vários outros alimentos, inclusive alguns peixes]. Também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína. Entre seus benefícios estão a sensação de saciedade [deve ser por causa do tal gel que forma], combatem inflamação e desintoxicam o organismo regulando o trânsito intestinal, além de colaborar na redução do colesterol, controlar a glicemia, ajudar na formação óssea, prevenir o envelhecimento precoce e melhorar a imunidade do organismo. Ela também é vendida em forma de farinha ou óleo, mas aqui em casa consumimos em natura. Mamãe adora no iogurte e eu na salada, fica crocante, elas são mais ou menos do tamanho do gergelim, e elas não agregam gosto, parece que combina com tudo sabe, só dá a sensação de crocante mesmo. Só que não se deve consumir muito porque são beeem calóricas, aí ao invés de auxiliar o emagrecimento vai é te fazer engordar.

Bom... espero que tenham gostado da volta dos posts naturebas/saudáveis/falando de comida. Prometo que farei mais, tanto de coisas saudáveis como as de guloseimas.

Fontes das informações técnicas – para saber mais:
Farinha de frutas: Dicas de Nutrição
Óleo de Coco: M de Mulher
Chía: M de Mulher

Beijos
;**

[obs: repararam no layout novo?^^]

5 comentários:

  1. hmmm saudáveis porém muito boas viu?
    *-* adorei o post.
    ficou ótimo.
    já tem resenha nova lá no Macchiato *-*

    ResponderEliminar
  2. Ahhh bruna, podemos fazer parceria?
    estou fechando com alguns blogs, principalmente os que visitam e tenho mais contato com a escrita. gostaria?

    beijos

    ResponderEliminar
  3. Primeiro: Amei o novo lay! Ficou extremamente charmoso!!!

    E ótimo post...
    Hábitos saudáveis... preciso MUITO deles.. E desconhecia a chia e não sabia que tinha farinha de maçã...

    Post mais sobre isso! É bom saber o que nos faz bem!! o/

    Beijos flor!
    =**
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderEliminar
  4. Oi Bruna Tudo Bem?

    Fiquei sabendo que Bioextratus lançou a linha Nutri Cachos se quiser dá uma olhadinha aqui
    http://www.bioextratus.com.br/produtos/nutricachos/ e veja passo a passo...

    Ah gostei do novo visual do blog :)

    Beijos!

    ResponderEliminar