domingo, 13 de maio de 2012

#65 - Fazer uma mini-horta em casa

O primeiro post contando um pouco da saga de 101 coisas em 1001 dias. E o primeiro item é a realização da mini-horta em casa... feita com garrafas pet.Então resolvi ensinar pra vocês o passo a passo de como fazer uma também!
Primeiro as fotos do geral:

Algumas plantinhas bem desenvolvidas

Plantinha recém plantada

Agora o passo-a-passo em vídeo e mais abaixo umas fotos explicativas:




Detalhe do arame com a arruela sustentando a garrafa

Materiais utilizados: arame fino e arruelas

Ganchos ulitizados na parede fixados com ajuda de bucha e furadeira

Como plantar:

O plantio em casa é feito com terra comprada em casas de produtos agropecuários, mas quem tem um quintalzinho ou um sítio onde o plantio de árvores e outras verduras geralmente é bom pode pegar um pouquinho de terra e trazer pra casa sem problemas. Como eu compro em saquinhos fazemos uma mistura de 1 parte de terra vegetal para 1 parte de húmus de minhoca.
As sementes geralmente vem escrito que precisa usar tal fertilizante ou adubo específico, mas eu uso só isso e tudo que a gente plantou nasceu. Importante mesmo é seguir as instruções de profundidade e espaçamento entre as sementes para plantar. E plantar pouca quantidade por litro já que o espaço é pequeno.
O espaço entre uma garrafa e outra no "varal" é entre 20 e 30cm, depende do que você vai querer plantar. E o que for crescer mais, deixe na primeira garrafa que não terá outra acima pra impedir um pouco o crescimento. Também é importante regar a terra quando não tem sol, pra que não queime as plantinhas. Aqui regamos duas vezes por dia: bem cedinho e após o pôr-do-sol.

Outra coisa importante: eu sempre fui criada no estilo meio "Griselda" da vida, se precisar consertar alguma coisa ou mecher em algo eu vou lá e faço. E para essa tarefa não ter nojinho de sujar as mãos, enfiar a unha na terra e ficar com os dedos pretos por causa do arame também é muito importante. Ser mulherzinha fresca é bom, e eu também adoro, mas de vez em quando temos que mostrar nossa cara e coragem mulherada!

Acho que as explicações são só essas, espero que tenham gostado.
beijos
;**

13 comentários:

  1. Gostei do vídeo e das dicas, mas prefiro fazer hora caseira nas floreiras, bem mais prático, rs. Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Oie tudo bem miga?
    Adorei o post, quero um dia fazer uma horta assim tb junto com meu filhote =) acho que ele vai amar =), gostei!
    Bjs!

    ResponderEliminar
  3. Que legal Bruna XD
    Pena que eu não levo jeito mesmo pra cuidar de plantinhas hehehehehe ;x

    Beijos
    Bruna Reis
    http://desbravandohistorias.com.br

    ResponderEliminar
  4. Amodorei seu post! Eu tava muito curiosa pra aprender a fazer as hortinhas. Sou louca pra aprender a fazer essas coisas (como no consultório vai ter um jardim de inverno, tô querendo plantar cheiro verde até pra ensinar pro pessoal que eu for atender o que é cada coisa). Eu sempre achava as dicas que eu via por aí muito superficiais. Nada como uma demosntração da experiência pra clarear tudo ^^
    Ah! Eu te mandei uma coisinha pelo correio, segundo eles já foi entregue. Chegou mesmo?
    Beijo!

    ResponderEliminar
  5. Ahh! Esqueci de comentar mais uma coisa, rs. Gostei da parte que você falou sobre não ter nojo da terra. Sou meio do seu estilo (até meio exagerada, hauhauahua, há umas 3 semanas ajudei Frances desmontar a lateral de dentro do carro pra arrancar a fiação e fiquei toda preta de poeira/graxa). Acho que somos super mulheres sem super poderes, mas cheias de versatilidade =]
    Beijo!

    ResponderEliminar
  6. Oi Bruninha, tudo bem?
    Sempre quis fazer uma horta la em casa, o único problema é que nunca fui boa com plantas. Sempre me esqueço que eles precisam de cuidados diários assim como minha cachorrinha. Mas vou tentar fazer qualquer dia desses, porque ficou linda sua horta.
    Bjuss

    ResponderEliminar
  7. Adorei esse post! O vídeo ficou muito bom também. Aqui em casa nós temos duas varandas e dois quintais cheios de flores, então não é necessário mais, hehe, mas adorei a dica. Acho que é legal pra quem mora em apartamento também. Ah, adorei o último parágrafo e também sou assim. Sou mulherzinha, mas quando é pra colocar a mão na massa (ou na terra, hehe), estou lá! Acho que você disse tudo!
    Beijos, querida.

    ResponderEliminar
  8. Oi Bruna!
    Tão organizada sua horta.Acho legal, quando era criança eu sempre tava mexendo com horta, principalmente pq minha avó tinha sítio e sempre plantava coisinhas.Acho importante envolver as crianças nessas atividades, estimula a curiosidade e a responsabilidade.Não tenho receio de por mão na terra não, acho legal.

    Beijos :D

    ResponderEliminar
  9. Brunaaaa... que super legaaaal! xD
    Mesmo mesmo mesmo! Adorei demais! A horta aqui em casa está só nos pensamentos! Vamos fazendo aos poucos. Aqui tem um quintalzão e a horta vai ser feita dentro de manilhas (daquelas de cimento.. de obra, sabe?)! Estou mega empolgada para que comecemos logo a fazer! Não tem nada como ter a nossa salada no quintal de casa, né?
    Tens que colocar umas receitas depois, só com coisas da horta! ^^

    Beijinhos!
    ;*

    ResponderEliminar
  10. Olá, gostei muito da sua sugestão, você alguma sugestão para evitar que a água escorra pelo piso, pois moro em apartamento e é necessário evitar que a água escorra pelo piso. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi sugiro uma opção, para a água não vazar no chão vc deixa a última garrafa com areia e sem furos, como é utilizado em vasos de plantas para evitar a dengue. Creio que nas plantas abaixo da primeira não será necessário tanta água pois já vai cair das plantas de cima.

      Eliminar
  11. olá adorei a horta ontem eu comecei a fazer uma em vasilhinhas aki na minha casa , e tbm kero fazer assim igual a sua ,só que a anciedade de ver brotar logo ta grande !

    ResponderEliminar
  12. keria umas dicas para minha horta

    ResponderEliminar