domingo, 10 de junho de 2012

Resenha: A vida quer é coragem

Oi amigos.
Demorou um pouco, mas hoje venho contar de um livro que gostei muito!!

A vida quer é coragem 

Autor: Ricardo Batista Amaral
Editora: Sextante – Selo Primeira Pessoa

Sinopse: A trajetória pessoal da presidenta Dilma Rousseff e a história do Brasil moderno se entrelaçam numa grande reportagem. Do suicídio de Getúlio Vargas, quando era criança, ao golpe de 1964, quando se aproxima das organizações de esquerda. Da clandestinidade, prisão e tortura na ditadura militar, à luta pela anistia e pela redemocratização. O encontro de Dilma com Leonel Brizola, na fundação do PDT, e sua aproximação com Lula, durante o apagão e na campanha eleitoral de 2002. A chefia da Casa Civil, que assume em plena crise do mensalão, os bastidores da reeleição, a luta contra o câncer e a vitória nas eleições de 2010: uma história de resistência, esperança e coragem (Fonte: Skoob).

Minha sinopse/opinião: O livro conta a história da vida de Dilma Rousseff, a nossa atual presidenta. Como uma biografia, não acredito que haja como contar o final, pois a história ainda não acabou, afinal ela está viva e a cada dia compartilhando novas experiências.
Mas vamos ao livro: sua história é contada desde sua infância, como seus pais se conheceram, seu nascimento e de seus irmãos até a sua eleição como primeira presidenta do Brasil. Com total certeza a parte mais marcante do livro pra mim, e acredito que para a maioria das que leram ou vão ler, e também a parte que mais te prende a leitura é na narrativa sobre a época da ditadura militar e todo o sofrimento que Dilma e muitos outros viveram nas sessões de tortura e na cadeia.
Confesso que nunca fui fã de história, nem do Brasil ou qualquer outra, e meus pais como moradores da zona rural do interior de SP na época não vivenciaram muito o que aconteceu nas grandes cidades para poder me contar, mas ler esta biografia me fez querer saber um pouco mais do que aconteceu naquele período. Meu pai só soube me dizer sobre a época que algumas pessoas tentavam se refugiar no sítio, mas o que realmente acontecia no sítio era muito difícil saber, pois poucas pessoas tinham acesso à TV, fora que a ditadura censurava tudo que lhe convinha. Para vocês terem uma ideia de como muita gente não sabe realmente o que foi a ditadura, quando foi a época das eleições e a Dilma concorria muita gente do sítio (alguns parentes meus ainda moram lá) diziam que não iam votar nela porque ela já tinha sido presa... e nem sequer sabiam o motivo da prisão!
Mas voltando novamente à biografia... outro fato que eu não me atentava muito e que está muito bem descrito no livro é a disputa eleitoral. Eu tinha uma leve ideia que era trabalhoso, mas através do livro temos uma visão bem maior do que realmente é envolvido durante esse período, e são muitas pessoas trabalhando para desenvolver uma campanha que realmente convença os eleitores. Uma “simples” propaganda de TV envolve pesquisas a respeito do que as pessoas desejam para seu país e o que o adversário anda falando, além de traçar um plano estratégico para mostrar os pontos negativos dos oponentes. É muito interessante mesmo poder ver a propaganda como algo além do que estamos acostumados a imaginar.
Enfim, independente de você ser petista, tucano, rebelde sem causa ou até mesmo uma pessoa que odeia simplesmente ouvir falar em política, eu super recomendo este livro. É uma biografia, além de política, de uma mulher que venceu na vida, suportando a tortura, a cadeia, um câncer... e só chegou onde está porque antes trabalhou muito e foi reconhecida pela diferença que fez por onde passou.
Espero que tenham gostado da resenha e leiam!

obs: ler uma biografia é um item da lista das 101 coisas em 1001 dias, então pra comemorar um item concluído vou sortear marcadores de páginas entre os comentaristas deste post. O resultado sairá no próximo "Foto de quinta".

8 comentários:

  1. oi Bruna! Eu gosto de biografias pq podemos conhecer um pouco mais sobre a pessoa. Deve ser um ótimo livro pra ver a força dessa mulher. Bjoo

    ResponderEliminar
  2. Oi Bruninha, tudo bem?
    Eu confesso que não sou muito fã de biografias, mesmo sendo de personagens legais de se ler sobre. Essa da Dilma parece ser bem interessante, principalmente pra se conhecer um pouco da história dela. E concordo com o que você disse muita gente não faz idéia da dimensão do que foi a ditadura, e em parte acho até bom. Meus avós também não vivenciaram muitas dessas disputas e prisões por morarem em um lugar mais pro interior, mas por outro lado é ruim não conhecer sobre um período tão marcante da história do nosso próprio país. Parabéns por mais essa meta alcançada, espero que venham muitas por ai. Abraços.
    Amanda ;)

    ResponderEliminar
  3. Oi Bruna!
    A sua resenha ficou sensacional!
    Confesso que, se não fosse o fato de ser sobre a Dilma, eu até leria. :p
    Mas a parte sobre a ditadura brasileira me interessou. :)

    Beijos!!

    ResponderEliminar
  4. Ebaaaa, espero ganhar os marcadores hehe parabéns pela conquista de mais um item.
    Olha, sinceramente, haja coragem pra ler esse livro HAHA na minha opinião hein, porque detesto o gênero biografia (só dou chances se for alguém que eu goste muito^^)

    Beijos
    Bruna Reis
    http://desbravandohistorias.com.br

    ResponderEliminar
  5. Oie tudo bem miga?
    Gostei da sinopse do livro, ler uma biografia dessas é bem interessante, gostei! tb quero ganhar os marcadores miga =)
    Bjs!

    ResponderEliminar
  6. Ai amiga... biografia não é comigo... =/
    Mas gostei da sua resenha. Confesso que tô mais pra rebelde sem causa. Aliás, causa até tenho. Mas nenhum partido é bom/correto o suficiente para corresponder as minhas expectativas! =P

    Bjs

    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderEliminar
  7. Poxa, eu realmente não tinha interesse em ler esse livro, até ler a sua resenha. Não é por ser biografia, porque eu gosto e até adoro alguns livros assim, mas é porque eu realmente não gosto de política. Mas fiquei com várias pulgas atrás da orelha e gostaria de descobrir, hehe. Por aqui também tinha esse comentário de "não vou votar nela porque ela já foi presa" lalala. Eu não falei nada porque realmente não entendo do assunto, então acho que esse livro me faria entender muito mais as coisas. Mas, se eu for ler, será daqui a uns anos só, quando conseguir me livrar de alguns livros bem antigos da minha lista ainda pendentes hahah!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. O livro é mesmo excelente. Estou lendo este livro há uns dias e resolvi procurar uma resenha hoje. Achei essa daqui. É mesmo um livro incrível, né?

    ResponderEliminar