sábado, 17 de novembro de 2012

Resenha: Verônika decide morrer

Oi amigos, hoje venho trazer uma resenha de livro pra vocês (e não, este não é o post nerd que prometi neste fim se semana... aguardem amanhã). Espero que gostem^^

Verônika decide morrer 

Autor: Paulo Coelho
Editora: Gold editora (edição da foto ao lado, que ganhei da Crys Leite)

Sinopse: A loucura é a incapacidade de comunicar-se. Entre a loucura e a normalidade, que no fundo são a mesma coisa, existe um estado intermediário: chama-se “ser diferente”. E as pessoas estavam cada vez com mais medo de “ser diferentes”. No Japão, depois de ter pensado muito sobre a estatística que acabara de ler, me veio a ideia de escrever um livro sobre a minha própria experiência. Escrevi Veronika decide morrer na terceira pessoa, usando meu ego feminino, porque sabia que a minha experiência de internação não era o que interessava, mas sim os riscos de ser diferente, e o horror de ser igual.

Minha sinopse/opinião: O livro conta a história de Verônika, que se cansa da mesmice da vida e decide se suicidar. Após uma tentativa frustrada ela acaba indo parar num hospício e o convívio com os loucos a faz repensar sobra a vida.
Na minha opinião, este não é um livro pra quem espera se emocionar com uma linda história, mas para quem quer filosofar um pouco. Ao decorrer das linhas muitas vezes me peguei pensando sobre o conceito que temos sobre loucura. O que é loucura? Será que não precisamos de um pouco de loucura às vezes para que a vida tenha mais alegria? Muitas vezes deixamos de fazer coisas por medo do que as outras pessoas vão pensar, e por nossa própria causa a vida se transforma numa mesmice... acho que esse é o principal recado do livro.
Foi minha primeira leitura de Paulo Coelho e confesso que gostei. É como disse, não é uma leitura emocionante, é uma leitura filosófica. Ainda não li mais nenhum livro dele após este, mas pretendo ler outros para chegar a minha própria conclusão sobre este autor que muitos amam e muitos odeiam. E pra quem ainda não leu “Verônika decide morrer” eu super recomendo, acredito que foi uma boa forma de começar a conhecer as obras do autor.

E vocês, já leram Paulo Coelho? Gostaram? Qual livro recomendam?

Megaa bjo
;**

6 comentários:

  1. Olha, eu não gosto tanto do Paulo Coelho. :/ Já tive uma decepção muito grande e não é um autor que eu pretendo ler de novo.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderEliminar
  2. Oi Bruninha, tudo bem flor?
    Flor, confesso que não gosto dos livros dele, já tentei e não consegui ler. Mas que bom que você gostou desse, de todos, acho que esse é o menos ruim rsrsr.
    Flor, te indiquei um meme lá no blog ta?
    Bjusss
    Amanda

    ResponderEliminar
  3. Haaa... nunca li um livro do Paulo Coelho, mas já comecei a ler esse há muito tempo. Mas, li só o comecinho mesmo.. umas 10 pgs. Deixei de lado porque era no computador e disse pra mim mesma que compraria o livro.
    Mas, não sabia do que se tratava. Até então, só sabia que ela tinha tomado um monte de comprimido! :P

    E agora, com o seu post, fiquei mega curiosa pra ler o livro todo! Parece ser meu estilo de leitura mesmo... ^^
    Já coloquei na wishlist! Ou, leio no tablet, que não é tão terrível quanto ler no computador.. o/

    ;*

    ResponderEliminar
  4. Nunca consegui ler um livro inteiro do Paulo Coelho kkkk
    Mas essa história me lembra uma amiga que tentou se matar algumas vezes e foi parar em uma clínica e tals.
    Bjuxxxx

    ResponderEliminar
  5. Oi amiga!
    Nunca li Paulo Coelho. Sei lpa, nunca de fato me interessei. Vejo muitas pessoas falarem maravilhas dele. Mas sei que ele escreve muito livros espíritas e como não curto muito esse tipo de leitura, deixo-o de lado. Assim como não curto auto ajuda ou biografias, não sou de tentar embarcar neste tipo de leitura. Talvez eu esteja perdendo algo muito bom. Mas talvez não.
    Sua resenha me deixou curiosa, confesso. Principalmente quando vc questiona sobre o nosso conceito sobre loucura.
    Não estou muito para livros filosóficos ultimamente, mas foi legal. =P

    Beijos
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderEliminar
  6. Sabe que fiquei afim de ler o livro, e voce sabe que eu nao sou muito de leitura. Me empresta?? heheh :D Tenho uns livros aqui, podemos emprestar uma pra outra... Mudei de blog... quer dizer, mudei meu endereço. ce sabe como eu devo tar em crise com os meus blogs, vivo mudando ahahha beijinhos Bruniiiiiinhaa!

    ResponderEliminar