sábado, 8 de dezembro de 2012

Resenha: A filha da minha mãe e eu

Oi amigos, e vamos a mais uma resenha de livro?

A filha da minha mãe e eu 

Editora: Novo Conceito (parceira do blog, mas este livro não foi concedido através da parceria)
Autora: Maria Fernanda Guerreiro

Sinopse: Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um.

Minha sinopse/opinião: A história deste livro conta a vida de Mariana, que desde pequena não se deu bem com sua mãe Helena, o que a fez ficar muito mais próxima do seu pai, o que causava ciúmes em sua mãe e só fazia crescer este ciclo de rancor entre mãe e filha. Agora Mariana está grávida, o que faz ela relembrar sua infância e pensar que está na hora de se acertar com sua mãe. O livro então conta a infância e adolescência de Mariana e todos os acontecimentos marcantes para ela. Identifiquei-me muito com o livro e acredito que a maioria se identificaria, pois todas nós (acredito que principalmente as meninas) acabamos tendo algumas discussões com as nossas mães. Mas não que as mães sejam más e sintam ciúmes dos pais ou porque sempre há algo traumatizante por trás da história, mas porque mães são simplesmente mães, e não nossas amigas pra concordarem com tudo que queremos ou pensamos da vida. Com o livro pude perceber que muitas vezes cometemos erros sem perceber, ou até mesmo tentando acertar, mas como disse anteriormente, esta é uma história de todas nós, uma vez que esta relação nunca será perfeita, afinal mães tem como função nos educar, impor limites e isso sempre gerará algum conflito.
É uma ótima história, pois como disse é uma história de todas nós (com um pouco mais de drama, é claro) e, com certeza, todas as filhas deveriam ler.

Beijos
;**

9 comentários:

  1. Eu achei ridículo o ciúme que a mãe sentia da filha. Em vários momentos, senti vontade de esganá-la ou algo do tipo, mas não larguei o livro até que terminasse de ler.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Achei o livro meio dramático demais. E a mãe da Mariana era um porre, merecia uns bons tabefes hahaha
    Bjuxxx

    ResponderEliminar
  3. Nossa deve ser muito bom esse livro, to doida pra ler, beijos bruna e uma otima semana pra voce
    http://gatasdamoda-becaelana.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. Oie tudo bem miga?
    Gostei da resenha do livro, parece ser bom hein =) gostei!
    Bjs flor!!

    ResponderEliminar
  5. Bom ver que esse livro tem coisas boad, até agora só tinha lido coidas ruins sobre ele. Minha relação com minha mãe sempre foi tão tranquila, acho que não me identificaria tanto com os dramas.
    Um beijo!
    Vivi

    ResponderEliminar
  6. Estou fugindo de livros dramáticos, então esse não me interessou muito. Fiquei um pouco curiosa por caua do seu ultimo comentário haha

    Beijo
    Sun Rises Here

    ResponderEliminar
  7. Que gracinhaaa.. :)
    Acho que em toda relação a gente comete esses erros. Acredito que seja por não conseguirmos nos colocar no lugar do outro e tentar imaginar quais são as consequências de nossos atos e palavras..
    É um exercício pra todos os dias isso. ^^

    ;*

    ResponderEliminar
  8. Oi Bruninha, tudo bem amiga?
    Flor sou louca pra ler esse livro. Por de alguma forma achar que vou me identificar em muitos momentos com a estória.
    Abraços amiga,
    Amanda Almeida

    ResponderEliminar
  9. parece ser super comovente! relacionamentos são complicados demais né?! seja em qual "setor" for, acho que o grande segredo para tornar as coisas melhores é justamente esse de refletir e melhorar o que está ruim. achei a proposta do livro muito interessante. vou procurar por ele. ;)

    :*

    Heart Sugar Cubes

    ResponderEliminar