segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

As vantagens de ser invisível: livro x filme

Oii amigos, hoje voltei com o post de livro x filme!

As vantagens de ser invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco

Sinopse do livro: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
 As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Minha sinopse/opinião sobre o livro: O livro conta a história de Charlie, que começa encarando seu primeiro dia de colegial após a perda de seu melhor amigo, o que o deixou solitário nesta nova fase. Com o tempo ele se aproxima de Patrick e também conhece Sam, a irmã de Patrick, e começa uma amizade com eles. Charlie passa então a pertencer ao grupo de amigos deles e conta através de cartas para um amigo anônimo seus conflitos, tanto com a família, com os amigos e até mesmo seus dilemas internos. O livro é regrado de assuntos um tanto quanto pesados, mas também é cheio de citações de músicas que me fazem querer conhecê-las realmente. Também há uma amizade entre Charlie, que é muito bom em literatura, e seu professor que sempre lhe dá livros extras pra ler e resenhar, e a citação dos títulos também te faz querer ler e conhecer todos eles. É uma leitura fácil e gostosa. Por ser escrito em forma de cartas do Charlie nos faz ter a sensação de que nós somos este amigo a quem ele envia suas confissões, mas na minha opinião este livro não foi classificado adequadamente, pois há muitas coisas que considero fortes demais para o público infanto-juvenil.



E sobre o filme? Relacionando o livro com o filme, achei a história bem fiel ao que é retratado na leitura, mas é claro que algumas coisas foram cortadas. A maioria das situações que envolviam a irmã de Charlie não apareceram e a relação de amizade de Charlie com seu professor também ficou em segundo plano. Achei o estilo de filmagem meio “antigo”, como se fosse um filme dos anos 80. Parece um detalhe bobo que praticamente nem perceberíamos no livro, pois normalmente não ficaria atenta as datas das cartas de Charlie (pelo menos eu não gravo), mas após ver o filme fui rever o livro e as cartas datam de 1991, então esse é mais um ponto positivo em relação a manter a originalidade da história. E para terminar, achei o filme bem mais “light” que o livro no quesito “sexo, drogas e rock n’ roll”.

E depois de ter lido o livro e assistido o filme não sei o que devo recomendar. Quem quer algo mais “explícito” deve procurar o livro, quem quer pegar mais leve deve ficar com o filme... e quem adora comparar, assim como eu, leia o livro primeiro.

Espero que tenham gostado, este ano quero voltar aos posts comparativos.
Beijos
;**

6 comentários:

  1. Eu só vi o filme e amei, mas como o livro é sempre mais completo eu quero ler.
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Oi Bru!
    Eu também gosto de ler o livro primeiro para depois assistir ao filme, mas acho que nesse caso vou trocar, pois gostei do trailer e ainda não tenho o livro.
    Quando eu assistir comento de novo por aqui o que achei ou escrevo lá no blog =]
    Beijo!

    ResponderEliminar
  3. Oi, Bruna.
    Li num blog sobre o filme, mas não sabia que tinha o livro.
    Então, lá tem vários óculos de sol, um mais lindo que o outro!

    ResponderEliminar
  4. Oi Bruninha, tudo bem miga?
    eu fiquei apaixonada por esse livro, e concordo com você quando disse que o livro é bem mais pesado do que o filme. Também não concordei com a classificação do livro, mas mesmo assim, acho que é um tipo de livro que vale a pena ser lido na adolescência. Nele encontramos muitas lições e consequências de atos errados.
    E eu não sei você, mas eu me senti infinita ao ler esse livro.
    Bjus,
    Amanda Almeida

    ResponderEliminar
  5. Tenho que assistir, e ler esse livro com certeza
    beijos Bruna :)
    http://mundoadolescente-alana.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Eu nunca dei muita bola para esse livro, mas ao ler sua resenha até que o achei interessante.
    Me lembrou um livro polêmico na minha época de adolescente "Aos treze".
    Bjuxxxx

    ResponderEliminar