segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Resenha: Viva Simples

Oii amigos

Hoje vim pra fazer a resenha de um livro de não-ficção, espero que gostem.

Viva simples

Autor: Odir Cunha
Editora: Novo Conceito (parceira do blog, porém este livro não foi cedido através da parceria)

Sinopse: É possível viver plenamente sem exagero? Você pode ser feliz com pouco? Viva Simples apresenta exatamente isso: as vantagens de uma vida simples, sem exageros, sem ostentação. Um novo estilo de vida que a cada dia ganha mais adeptos. Porém, o maior obstáculo para que isso aconteça continua sendo nosso próprio egoísmo. A maior parte do livro é voltada a comentários e exemplos concretos a respeito da vida simples. Por meio dos hábitos, o autor traça um perfil do adepto desse estilo de vida, com base em sua vivência. O que come? Como se veste? Onde mora? Como lida com o trabalho, o dinheiro, o tempo, e como se relaciona com as pessoas? O autor deixa claro que escolher a vida simples não quer dizer voltar para uma era primitiva, de carência e precariedade. Também não significa frear o avanço tecnológico. Ao contrário, a necessidade de se ajustar a um mundo mais limpo, de manter o ritmo de desenvolvimento sem agredir o meio ambiente, obrigará o homem a reinventar o que já existe. Surgirão novos meios de transporte, novos utensílios domésticos, novas vestimentas e, o que é mais importante, um jeito diferente de olhar o planeta e se relacionar entre si e com os outros seres vivos.

Minha sinopse/opinião: Depois dessa sinopse, nem tenho mais o que falar sobre o livro não é? O título também já deixa bem claro, se trata de viver simples nos mais amplos aspectos de nossas vidas. Então vamos para minha opinião... eu adorei a escrita do Odir, muito clara e objetiva no que quer passar ao leitor e também achei muito interessante o fato de não abordar a vida simples somente no aspecto material, mas também incluí-la em valores éticos e humanos, características que, infelizmente, estão cada vez mais em falta na nossa sociedade.
Porém, na minha opinião, viver simples é bem difícil. Por que eu acho isso? Porque vivemos em uma sociedade extremamente consumista e quando não temos produtos “da moda” de certa forma ficamos meio que excluídos. Vamos citar algo simples como exemplo: quase todo mundo do círculo de conhecidos tem uma conta no facebook e quando nos deparamos com alguém que não se rendeu ainda acabamos pensando “em que mundo ele vive?”. E isso vai aumentando de acordo com o nível sócioeconomico e poder aquisitivo de cada classe social. Quem não reparou ainda que todos os artistas que saem em uma foto ou vídeo com um celular possuem um Iphone? E na novela das 9 em que quase todos os personagens usam um tablet? Muitas vezes essas coisas são inseridas na nossa vida meio que sem a gente perceber e quando nos damos conta já estamos desejando aquele produto. Isso se chama propaganda e tem movido nossas vidas desde sempre... e por esse motivo fica cada vez mais difícil viver simples em um mundo tão consumista.
Eu não possuo grande poder aquisitivo (estou bem longe disso) e também não sou uma grande consumista, mas admito que sou egoísta o suficiente pra dizer que não abdicaria jamais das maravilhas tecnológicas da atualidade (o livro não diz que temos que nos alienar da tecnologia, mas enfim...) ou até mesmo de outras paixões (como livros e produtos de beleza) e tenho certeza que vocês também não. Mas acredito que os valores éticos e morais devem ser praticados e preservados, uma vez que esses nunca saem de moda ou são substituídos por algo mais evoluído... e penso que essa é a parte mais bonita do livro e que todos deveriam praticar essa simplicidade, ou melhor dizendo, essa humildade.

Ficou um pouquinho grande, mas espero que gostem da resenha e que procurem o livro, é ótimo para um bom momento de reflexão.
E vocês, conseguiriam viver simples?

beijos
;**

2 comentários:

  1. Oi Bruninha, tudo bem flor?
    Bem eu acho que viver de forma simples eu não consigo completamente, mas já conheci muitas pessoas de poder aquisitivo elevado e que eram pessoas extremamente simples e acredito que é nisso que consiste sabe Bruninha. A simplicidade do ser. Estou tentando ser um pouco mais assim, mas as vezes é difícil.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderEliminar
  2. aaaaaaaaaaaaaah Brunaaaaa <<3
    reseeeeeeeenha maravilhosa, goostei mtmto.. *-*
    anotei o nome do livro *-* espero que consiga ler um dia..
    seguindo o teu blog lindooooo.. beeeeeijoos
    http://blahoestraich.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar