sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Resenha: O poder da Espada

Oi amigos!

Hoje venho com uma resenha nova para vocês, espero que gostem.

O Poder da Espada - A Primeira Lei - Livro 01 

Autor: Joe Abercrombie
Editora: Arqueiro (editora parceira, livro cedido através de parceria)

Sinopse: Sand dan Glokta é um carrasco implacável a serviço da Inquisição de Sua Majestade. Nas mãos dele, os supostos traidores da Coroa admitem crimes, apontam comparsas e assinam confissões – sejam eles culpados ou não. Por ironia, Glokta é um ex-prisioneiro de guerra que passou dois anos sob tortura.
Mas isso nunca teria acontecido se dependesse de Logen Nove Dedos. Ele jamais deixaria um inimigo viver tanto tempo. Só que isso foi antes. Agora ele está decidido a mudar. Não quer ser lembrado apenas por seus feitos cruéis e pelos muitos inimigos que se alegrarão com sua morte.
Já a felicidade do jovem e mulherengo Jezal dan Luthar seria alcançar fama e glória vencendo o Campeonato de esgrima, para depois ser recompensado com um alto cargo no governo que lhe permitisse jamais ter um dia de trabalho pesado na vida. Mas há uma guerra iminente e ele pode ser convocado a qualquer momento. Luthar sabe que, nos campos do Norte gelado, o embate segue regras muito menos civilizadas que as do esporte.
Enquanto a União mobiliza seus exércitos para combater os inimigos externos, internamente se formam conspirações sanguinárias e um homem se apresenta como o lendário Bayaz, o Primeiro dos Magos, retornando do exílio depois de séculos. Quem quer que ele seja, sua presença tornará as vidas de Glokta, Jezal e Logen muito mais difíceis. Agora a linha que separa o herói do vilão pode ficar tênue demais.

Minha sinopse/opinião: A história começar com Glokta, Logen Nove Dedos e Luthar vivendo situações totalmente distintas. Logen Nove Dedos já foi um homem muito mal, mas agora está mudado; Luthar é um típico “mauricinho” que luta para ter status na sociedade da época, mas na verdade gosta mesmo é de uma boa farra; e Glokta é um homem que já teve o prestígio de Luthar, até que ele vai para a guerra e ela destrói sua vida.
Os acontecimentos na vida dos três faz com que seus destinos se cruzem em uma época que a guerra está prestes a acontecer novamente.
Além dos três personagens principais há o Bayaz, o Primeiro dos Magos, que é um homem extremamente misterioso e Ferro, uma mulher extraordinariamente forte, no meio de toda a confusão que está ocorrendo na cidade.
E a possível guerra que está por vir também não é o único conflito... também há as disputas do campeonato de esgrima e as picuinhas dentro da própria cidade entre os poderosos.
Os personagens são muito bem descritos pelo autor, de forma que você consegue “compreender” porque tal personagem possui determinada personalidade. Muitas vezes me peguei sentindo raiva de alguns, e pena de outros.
A história é uma fantasia que se passa em uma época medieval, então se você não compreende a respeito de nomenclaturas de armas e armaduras da época talvez fique um pouco difícil de imaginar as cenas de luta (eu tenho esse conhecimento graças ao namorado^^). E falando em brigas... esse livro é bastante sanguinolento, e também há bastante uso de palavras chulas.
No meu ponto de vista esse livro é mais para “machões”. Não que garotas não possam/não devam ler, mas acredito que não irá agradar grande parte das meninas, apesar de também ter romance no meio da história.
Não foi um dos meus livros favoritos, mas é uma trilogia e eu pretendo ler os outros dois. Por quê? Porque eu preciso saber o que vai acontecer, já que, assim como todas as trilogias, o primeiro livro nos deixa um enorme buraco e você fica curiosíssimo pra saber a continuação.
E relacionado à capa e a diagramação, nem tenho o que comentar. Capa com uma arte linda e diagramação excelente, com letras de tamanho razoável para uma leitura agradável, mas ao mesmo tempo sem grandes espaçamentos desnecessários entre os capítulos, o que faz com que um livro com mais de 400 páginas não seja pesado demais para carregar na bolsa.

Quote:
"É preciso amar as coisas simples quando não se tem nada além delas."
O Poder da Espada - Joe Abercrombie, pág. 87 

E vocês, costumam ler este tipo de literatura?
beijos
;**

2 comentários:

  1. Comecei a ler esse livro, e parece muito bom!

    As cenas e os detalhes são bem descritos, como nos do Bernard.

    Acredito que vou gostar muito dele, e vou dar continuidade nos próximos.

    A sanguinolência faz parte amor... rsrsrs

    Bom... gostei muito da resenha, já pude perceber no começo do livro tudo o que você disse.

    Parabéns pela ótima resenha!

    Bjãooo amor

    Te amo!


    Alexandre

    ResponderEliminar
  2. Genteee, quero muito ler. E depois dessa resenha então... :)

    Ótimo blog >.<

    http://euleiosophieoliver.blogspot.com/

    ResponderEliminar