quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Resenha: Corações feridos

Oi amigos...

Hoje venho com a resenha de um drama, espero que gostem.

Corações feridos 

Autora: Louisa Reid
Editora: Novo Conceito (editora parceira, livro cedido através de parceria)

Sinopse: Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa. Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa. No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte... Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade?

Minha sinopse/opinião: O livro conta a história de vida da família de Rebecca e Hephzibah, irmãs gêmeas que são totalmente diferentes. Reb é a garota tímida e Hephzi é a jovem adolescente que teria tudo para ser descolada... digo que teria tudo porque as duas foram criadas por pais, principalmente seu pai, muito rigorosos que não permitiam qualquer tipo de amizade ou vida social.
Com muito custo e depois de serem criadas na ignorância (muita ignorância, sem saber nem as coisas básicas da vida), ambas conseguem entrar para a escola, meio a contragosto do Pai. Reb continua a menina tímida, mas Hephzi se solta, encontra um amor e vê uma chance de ter uma nova vida... porém algo acontece e Hephzi acaba morrendo, deixando Reb sozinha, frágil e sem perspectivas de um futuro melhor.
Disse anteriormente que o Pai era muito rigoroso, mas ele é muito mais que isso. Ele é impiedoso e abusa das meninas tratando-as como lixo, ofendendo-as e agredindo-as sem qualquer motivo. O pai é um líder religioso, mas a vida em que vive é uma fachada e a casa das meninas é o que se pode chamar verdadeiramente de inferno. As meninas não têm quem as defenda, não possuem o mínimo de bens materiais necessários para uma vida digna (como absorventes, por exemplo), e a avó, que era quem as amava verdadeiramente, foi tirada do convívio familiar pelo pai. Pai... é uma ironia chamar este personagem de pai.
A história do livro é muito densa e melancólica, mas também é muito fascinante. Faz-nos refletir sobre como as pessoas podem ser ruins sem que percebamos, e também nos faz pensar em como agiríamos se nos deparássemos com uma situação parecida. Será que ajudaríamos Reb e Hephzi a escapar deste martírio se as conhecêssemos?
Este livro é o tipo de leitura que te fará sentir ódio, pena e muita tristeza. Não tem como ler esta história até o fim e desligar-se dela com facilidade... é um assunto tão sério que não tem como você não pensar sobre após as páginas acabarem.
E também é o tipo de leitura que exige que em seguida você veja algo mais alegre ou comece uma leitura mais leve, porque tende a deixar você depressivo. Pelo menos eu senti muito o peso da leitura e todo o drama inserido em cada página.
Livro sensacional, que nos faz sentir o que estamos lendo. Quanto a sua capa, ela é maravilhosa e retrata bem o sentimento de Reb com a perda da irmã. As páginas são amarelas e os capítulos são narrados de forma revezada por Hephzi antes de sua morte e Reb após a morte da irmã, sempre iniciando na página da direita. Recomendadíssimo!
Nota final: 4 de 5.

Quote (Hephzi se referindo ao amor que encontrou e seus planos de escapar da vida que levava):
"Ele não percebia o quanto era importante que ele me amasse, quanto eu precisava que ele dissesse isso para que seguíssemos em frente e pudéssemos morar juntos" .
Louisa Reid- Corações Feridos - p. 171

Espero que tenham gostado da dica.
beijos
;**

5 comentários:

  1. Oie tudo bem?
    Gostei da resenha flor =) linda história =)
    Bjs!!

    ResponderEliminar
  2. Bruna tudo bem? o/
    Nossa que saudades...
    Bem,superinteressante sua resenha.
    Será que realmente chamaria de pai? nossa! indignada agora,coitada das meninas,mas eu seria capaz de ler porque de qualquer maneira o livro tem uma mensagem ^^
    Adorei a resenha flor.

    Beijocas

    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Li esse livro semana passada e gostei bastante. Bem triste, né? Morria de ódio dos pais delas.
    E o clima pesado permaneceu até eu começar outro livro.
    :/
    Bjuxxx

    ResponderEliminar
  4. Não li esse livro, muito linda a histório!
    Boa quinta

    ResponderEliminar
  5. Nossa, um pai assim ninguém merece, filho precisa de carinho, amor, atenção! Parece ser uma história bem triste. Assim que possível vou tentar ler.

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderEliminar