quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Resenha: De coração para coração

Olá amigos.

Hoje trago para vocês uma resenha de um livro bem diferente.

De coração para coração

Autor: Lurlene McDaniel
Editora: Novo Conceito (editora parceira, livro cedido através de parceria)

Compre aqui*: Submarino | Saraiva | Livraria Cultura

Sinopse: Da autora best-seller Lurlene McDaniel, De coração para coração fala de perdas, amor e renovação. Fala também da maneira como esses sentimentos tão complexos se entrelaçam, nos momentos mais difíceis, nas relações familiares e de amizade. Elowyn e Kassey são grandes amigas, que dividem tudo. Mas uma coisa Elowyn não contou para Kassey: ao tirar a carteira de motorista, ela marcou a opção “doadora de órgãos”. Kassey descobre esse detalhe da vida da amiga da maneira mais trágica – quando o desejo de Elowyn está prestes a ser atendido. Arabeth nunca teve a sorte de ter uma melhor amiga. Com o coração doente, ela leva uma vida protegida de tudo e de todos. Até que, aos 16 anos, recebe o telefonema que tanto esperava — mas inicialmente ela e sua mãe não sabem a quem devem agradecer. Quando os mundos dessas três meninas e de suas famílias se cruzam, suas vidas se transformam de maneira nunca imaginada. Kassey, especialmente, encara os fatos como uma forma de manter viva a memória de sua querida amiga. Ela passa a compartilhar da nova vida de Arabeth, ao mesmo tempo em que ajuda a aliviar o sofrimento da família de Elowyn e a compreender a sua própria dor.

Minha sinopse/opinião: De coração para coração conta uma história que gira entre um transplante de coração. A família agradecida da menina que estava a beira da morte convivendo com a família e amigos da menina que morreu tragicamente, no auge da sua adolescência. Sim, é uma ficção, mas o tema tratado é muito mais profundo do que uma simples história.
Os pais da Elowyn acabam invadindo muito o espaço de Arabeth, a garota que recebeu a doação, porém afastá-los de sua vida não é uma tarefa simples. Para eles, Elowyn de alguma forma continua viva, mas para Arabeth tudo que ela mais quer nesse momento é ser ela mesma.
É um livro curto, uma narrativa muito simples e leve, e ao mesmo tempo traz uma história muito profunda. Como será que nós lidaríamos com uma situação de perda como essa? E es nós fôssemos os beneficiados? Será que seria certo conhecer a família do doador?
Outro fator muitíssimo importante é ressaltar a importância da doação de órgãos, e como um simples gesto como esse pode salvar muitas vidas, mas também como fazer essa escolha em um momento de extrema dor pode ser tão difícil.
Como puderam perceber, não falei muito do que acontece no decorrer da história, mas é porque acredito que se eu contar muita coisa acabarei estragando. Este livro é aquele tipo de leitura que você deve saber o menos possível da história, para que possa ir refletindo acerca dos acontecimentos.
Quanto ao seu aspecto físico, a capa é bem simples, de muita delicadeza e belíssima. Acho que combinou perfeitamente com a história. E a diagramação segue o padrão da editora, com letras em tamanho que proporciona uma leitura confortável e páginas amarelas.
Recomendadíssimo para você que quer uma leitura diferente de outras ficções.
Nota final: 4 de 5

Espero que gostem da dica.
beijos
;**

*comprando através dos links sugeridos uma pequena comissão é gerada para o By Bruna Kitty

2 comentários:

  1. Oi Bruna fiquei mega curiosa para ler esse livro que de fato tem uma história triste mas bonita, como o livro é rápido de se ler, vou coloca-lo na minha lista!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante da resenha... já que que meu sonho é doar todos meus orgãos quando morrer. Vou comprar....
    pamela giovana
    pamelatakumi@hotmail.com

    ResponderEliminar