terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Chá verde

Oii pessoal!!!

Hoje venho falar do meu primeiro post sobre saúde, e será sobre o chá verde. Bom... acho que todo mundo já ouviu falar no bendito chá verde, e também já ouviu dizer que ele é ótimo pra ajudar a eliminar o excesso de líquidos, ajuda no emagrecimento, coisa e tal... além de ser algo natural né?
Sempre quis experimentar, mas sabe quando você acha que as razões para um corpinho melhor não são o suficiente? Pois é... mas aí esses dias atrás assisti uma entrevista no Jornal Hoje falando que o chá verde ajuda a prevenir o mal de Alzheimer... fiquei surpresa e entrei no site da globo pra ver a matéria novamente, e lá encontrei as seguintes palavras:
“Um estudo da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, revelou que um copo de chá verde por dia pode proteger o cérebro de doenças como o Mal de Alzheimer. Também previne o câncer. Segundo os cientistas, o benefício depende de como cada organismo reage às propriedades do chá. O efeito não é igual para todo mundo. O chá verde é usado há séculos na medicina tradicional chinesa.”
E vasculhando mais o site do Jornal Hoje, encontrei uma entrevista de 2008 com uma nutricionista, também sobre chá verde, que falava o seguinte:
“’As catequinas reduzem a probabilidade de câncer, reduzem o radical livre – que são substâncias que provocam o envelhecimento – e também auxilia nas doenças cardíacas’, afirma.
Já a cafeína é a responsável pelo estímulo extra que os atletas dizem sentir. Mas tudo isso pode ser prejudicial à saúde. ‘O chá verde, quando é consumido em excesso, pode causar a descalcificação óssea, que provoca a osteoporose.’, explica Roberta Bento. ‘Pode causar também uma estimulação, então a pessoa pode ficar mais estressada’.
O ideal é tomar entre três e cinco xícaras por dia. ‘Algumas pesquisas mostram que quando você associa o chá com alimentação equilibrada e exercício físico, isso melhora a queima de gordura em torno de 4% durante o emagrecimento’, diz a nutricionista.”
E no Wikipedia, que não é lá o site mais confiável do mundo, encontrei escrito o seguinte:
“Estudos indicam que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, no combate ao câncer e ao envelhecimento.
O chá verde também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonóides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
Um estudo feito nos Estado Unidos indica que o extrato de chá verde pode suprimir o crescimento de Helicobacter pylori (em vivo e em vitro). Um outro estudo feito na Coreia do Sul sugere que um polissacarídeo ácido encontrado no chá verde é significativamente efetivo na prevenção da adesão do H. pylori a células epiteliais humanas em cultura.”
[trecho acrescentado por mim: essa bactéria, a H. Pylori, é uma das principais causas de gastrite]
Então concluímos que o chá verde possui um lado bom e um lado ruim. Eu acho melhor o consumo de um copo por dia [como diz na entrevista mais atual] do que o consumo de 3 a 5 xícaras, pois essa quantidade pode ter muita cafeína [fora as outras substâncias] e acredito eu com meu pequeno conhecimento que isso pode acabar sobrecarregando o nosso fígado.
Fiquei com vontade de experimentar... o pacotinho aqui custa 5 reais. Queria saber se alguém toma, ou já tomou e se sentiu diferença. Quem sabe eu experimente também e conte pra vocês.


Espero que tenham gostado do post.
Bjinhos
;**


[obs: agora os comentários são moderados... mudei porque alguns visitantes comentam em posts anteriores e eu acabava ficando sem ver... então essa é uma forma que arrumei para ler o que todo mundo escreve, sem deixar nada para trás^^]

- update 19/01/2011 às 10:31h: os sites de onde tirei as referências foram:
http://g1.globo.com/jornal-hoje/ e http://pt.wikipedia.org [no site do Jornal Hoje é só digitar na pesquisa chá verde que vai aparecer um monte de matérias legais]

15 comentários:

  1. Oláaaaaaa!!
    Legal o post Bruna, eu particularmente devo ser a maior consumidora de chá verde do universo. Ele é ótimo pra quem tem problemas de estômago, o meu estômago é o pior do mundo, às vezes após uma simples fruta eu passo mal, então tomo muito desse chá que é ótimo e me faz sentir melhor. E pelo jeito devo estar me protegendo do Alzheimer ;)

    E uma dica, coloca no final as refências da onde saíram as informações, ajuda bastante quem quer saber mais sobre o assunto e não sabe por onde começar.

    Parabéns
    bjks
    Sam

    ResponderEliminar
  2. Adoro chá praticamente todos eles. O chá verde eu tomava na época da facu sem nenhum motivo terapêutico, tomava porque achava gostoso...Adorei o post. Bjs!

    ResponderEliminar
  3. Garotaa! Eu amo chá kkkkkkkk Sou viciadona .. pode fazer calar que for e eu to bebendo chá!
    Adorei o post .. ficou muito bom
    Beijinhos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderEliminar
  4. Oie! Nunca tomei esse chá verde, alias se tem uma coisa que é muito dificil é me fazer tomar qualquer chá! Eu acho que tudo na vida que tem um lado bom, também tem um lado ruim, é só parar para analisar um pouquinho!!
    Beijo !!

    ResponderEliminar
  5. Oiii Bruna...Ahhh, aqui em casa tem tipo umas 5 caixas, eu quase nunca tomo chá, mas agora fiquei animada!!! Vou entrar nessa, vlw adica!!!
    bjossss

    ResponderEliminar
  6. Oi Bruuuna... fikei curiosa sobre isso...
    ate pq bem keria perder umas gordurinhas
    e to tentando nao exagerar na alimenta;áo e tbm sou adepta da academia... sera q num ajudava?? kkkkk
    vou ver se compro...=)
    bjos

    ResponderEliminar
  7. Oii Bruna!

    Adorei o post, pois amoo chá verde! Tomo todos os dias! Falando nisso, vou tomar um agora...
    Ele é bom para tudo e mais um pouco!!
    Mas, tem que ser o natural... Aqueles de caixinha de super mercado não vale...

    Não me lembro se já te convidei para ser minha parceira... se ainda não tiver convidado, vc quer ser minha parceira? hehe
    Assim, consigo passar por aqui mais seguido. :)

    Bjss!

    ResponderEliminar
  8. Oie!
    sabe eu sempre gostei do chá verde, não pelo gosto, pq na verdade acho horrivel, mas pelo bem estar que ele proporciona. Eu tomava a noite, antes de dormir - mesmo não sendo recomendado pq tira o sono! Mas agora faz tempo que não tomo - ultimamente so tomo aquelas versões em lata..rs Mas tenho ate que voltar pois faz mt bem mesmo!
    Bjss
    ♥ Evellyn - heyevellyn.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Eii, na verdade tudo em excesso faz mal. Uma xicarazinha vez ou outra deve fazer bem. Sinceramente eu detesto chá,mais sei que fazem muito bem não só agora mais também no futuro. Muito legal seu post foi muito útil. Beiijo.

    ResponderEliminar
  10. Oi!
    Eu nunca tomei chá verde, nunca fui muito fã de chá a não ser o Matte Leão. Mas os benefícios são ótimos. Aliás, eu não tomo por achar que pode ter um gosto ruim, rs :B

    Beijos ;*

    ResponderEliminar
  11. Muito obragada por responder a minha pergunta Bruna.Amuh seu blog de paixão.Beijoss!!!

    ResponderEliminar
  12. oiiee flor
    eu ja vi mto sobre os beneficios do chá verde, e gosto muito de tomar e já tomei pra caramba... mais a uns 5 anos descobri que não posso ficar abusando de nada que tenha cafeina então tive que abrir mão de muitas coisas =/
    minha frequencia cardiaca é aumentada então teve que evitar tudo que estimule
    beeeijo

    ResponderEliminar
  13. Bacana o post, Bruna!
    Não sabia desses efeitos do chá verde no Alzheimer. Interessante!
    Para o emagrecimento a gente recomenda de 2 a 3 xícaras por dia (longe da hora de dormir), mas na minha humilde opnião, acho que a frequência (ou seja, diariamente) é mais importante do que a quantidade por dia (afinal, tomar 600ml de água por dia já é difícil para algumas pessoas, imagina de chá né?).
    Beijos!

    ResponderEliminar
  14. Oi.

    Não gosto muito de chás.
    Meu pai tava tomando este chá mas parou, não sei porque .

    Beijo e até mais .

    ResponderEliminar
  15. Eu odeio chá verde! Eca, eca, eca... O gosto é horrível! Tá, tá, não sou nada natural. Não dá pra colocar as coisas boas dessa planta numa pílula? facilitaria minha vida :D
    Minha mãe vive mandando eu tomar, mas detesto, rs.
    Vou procurar outro meio de evitar o Alzheimer :P

    Adorei o post, amiga!
    Beijos,
    Vivi

    ResponderEliminar