sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A Última Música - livro x filme

Oiii amigos!

Hoje venho falar pra vocês do livro e do filme “A última música”, do Nicholas Sparks.
Ganhei o livro de natal da minha amiga Vivi e como era um livro que eu queria muitooo ler eu pulei e li na frente de outros que estavam na fila. Ameeei o livro, então assim que acabei de ler já baxei o filme e assisti pra ver o que achava... e como o post desse jeito do “Querido John” foi um sucesso, eu resolvi fazer este também [e vou fazer assim sempre que eu puder ler o livro e ver o filme em seguida^^].

Pra começar eu ameeei o livro e confesso que o filme quase me fez dormir. São muitas diferenças, então vamos ao comparativo!

Antes de tudo: isso vai ter muitos, milhares, milhões de spoilers sobre o livro e sobre o filme, então se você ainda não viu o filme/não leu o livro e gosta de surpresas não leia daqui pra frente, mas eu acho que nem vou estragar muito, porque a maioria das pessoas já conhecem a história. Pra falar a verdade, se eu fosse vocês eu leria..haha mas vamos as comparações:

*No filme diz que Ronnie destruiu o piano do pai... e no livro não me lembro de ter visto isso.
*Cadê a mecha roxa no cabelo da Ronnie que é descrita no livro? Já não gostei de mudarem a fisionomia da Savannah em “Querido John” e agora denovo... assim não dá né?
*Quando Will derruba refrigerante na camiseta da Ronnie, logo no começo do livro, ela compra na praia uma camiseta do Nemo... e no filme é uma camisetinha muito da sem graça. Poxa, eu esperei pra ver a Ronnie com a camiseta do Nemo =/
*No filme não acontece a briga entre Will e Marcus no comecinho, onde a Ronnie salva uma criança que fica no meio da confusão.
*E no filme nem tem a parte que é o policial que leva ela pra casa na primeira noite.
*Não acontece a cena de Will e Ronnie pescando, e é tão legal ler ela... ao invés disso acontecem cenas do Will esscrevendo no sapato dela e escrevendo as iniciais dos dois numa árvore, coisa que não tem no livro e foi totalmente desnecessário na minha opinião.
*No filme não tem o primeiro jantar do Will na casa da Ronnie nem as conversas legais que ela teve com o pai do Will.
*No livro o pai da Ronnie lê a Bíblia diversas vezes, e no filme isso nem aparece.
E agora o que eu achei mais absurdo:
*Não teve o acidente com a Blaze, no qual ela fica toda queimada, no filme.
*O pai da Ronnie nunca escondeu o piano atrás de uma parede no filme, e isso é um dos detalhes mais importantes do livro, porque no fim ela destrói a parede e faz uma surpresa tocando pro pai, mas ao invés disso...
*A Ronnie toca o piano muito antes do fim, mas para o Will e no fim o pai dela morre e nem vê ela tocar, ela só vai tocar a última música na igreja...gente, isso era o mais emocionante do livro e não tem no filme! Como assim?

Bom... isso foi o que eu notei [tá, tem mais diferença ainda, mas não ai colocar tuuudo também né?]. Tá, não tem como por tudo que tá escrito no livro num filme, mas acho que algumas cenas meio desnecessárias poderiam ter sido cortadas pra dar ênfase as mais importantes. E a história no filme mudou muito, pra pior na minha opinião. O filme focou demais o romance, deixando totalmente de lado a história dela com o pai. No livro ela vai se aproximando do pai pouco a pouco, e no filme parece que foi só ela se aproximar do Will que ela vira uma boa moça. Dá pra ver que eu sou muito mais o livro né? Agora quero que vocês me digam o que acham... e espero que tenham gostado.

Beijos
;**

20 comentários:

  1. Oi.
    Ta todo mundo dando ênfase na capa do livro.
    Estou louca pra ler este livro !!

    Beijo e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  2. Eu li o livro e vi o filme e realmente tem muitas diferenças apesar dos dois serem ótimos. O que eu senti mais falt foi a briga entre o Will e Marcus, estava esperando tanto essa cena :| Mas nenhuma adaptação é perfeita, certo?
    Aliás, eu gostaria de ser parceira do seu blog. Aceita?

    Beijos ;*

    ResponderEliminar
  3. Ahh Bru,
    eu TENHO o filme e fui assitir no cinema (fazer o que, eu gostei da promessa e gosto da Miley) mas ainda não li o livro...huhu, ta na lista mas tenho outros a frente pra comprar ;)
    Gente, mas eles mudaram mts coisas mesmo hein...
    Eu tinha lido algo a respeito do cabelo dela, mas era o contrario - deve ter lido errado...
    Sobre essa de a Ronie ter tocado pro Will primeiro e não pro pai eu tinha lido... todo mundo achou que perdeu a emoção;;;
    Mas sabe, como ainda não li - o que sempre acaba tornando melhor - não posso reclamar do filme... eu achei bem emocionante e ate choro! Gosto mt da musica tb...
    bjss
    Faça mais resenhas assim, é bem legal!
    ♥ Evellyn - heyevellyn.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Evellyn, leia o livro a ultima música primeiro você não vai se arrepender... eu particularmente adorei tanto que li trazentas e tantas páginas em uma semana e fiquei noites sem dormir só pra não interromper a leitura. Uma ótima viagem para você no mundo de a última música... Ana.

      Eliminar
  4. Gente, eu não assisti o filme por puro preconceito com a Miley...

    ResponderEliminar
  5. Concordo com tudo, amiga, você sabe.
    O filme é ruinzinho que dá dó. Quem não leu pode até achar bonitinho, mas quem conhece a verdadeira história não pode ficar feliz diante dessa adaptação que fizeram! Acabaram com toda magia do livro.
    O único ator que salva é o que faz o papel do Jonah. A Hannah Montanna pode jogar no lixo (muahauhuamuhauha >> risada maligna).
    Hehe...
    Mas adorei o post.

    Beijos,
    Vivi

    ResponderEliminar
  6. Adoro posts de Livro x Filme, e esse adorei também! Ainda não vi e nem li A Ultima Musica, mas logo logo o farei.

    Ah, é totalmente diferente né? Bem, eu esperaria disso de um filme com a Hanna Montana, mas né, prefiro nem falar sobre isso x)

    Enfim, se quiser fazer parceria é só dizer!

    Beijinhos.

    Luiza - Express Coffee

    ResponderEliminar
  7. Acho que eu sou sempre atrasada na questão de livros, pois ainda não conheço a história (não li nem assisti), mas ainda quero ler, por isso parei no segundo parágrafo do post pra não ler spoilers =P
    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Adooro filme vs Livros hsuhsu' é muito bom nao é?? Gostei tanto do filme quanto do livro A ultima Musica .. todos muito bons ! hehe'
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}
    ;*;*;*

    ResponderEliminar
  9. Oie Bruna!!!
    Bem, ainda não li o livro nem li o filme! Mas resolvi ler o post sim, afinal, como vc mesma disse, muita gente já conhece um pouco da história. Quase sempre os filmes nos deixam a desejar, quando são baseados em livros. Claro que não dá para colocar tudo do livro, mas existe cenas importantíssimas que se faz necessário ter, mas o roteiro do filme peca nisso. Em Querido John, por exemplo, não vemos a aproximação de John com o pai. Só no fim do filme mesmo. Mas no livro vemos como ele se dedicou a mudar seu relacionamento com o pai. O filme só mostra um cara super incompreensível com o pai que só muda no fim.
    Quero muito ler logo este livro!!!
    Beijos amiga...

    Daniii
    Garotas e Livros

    ResponderEliminar
  10. Oi Bruninha...
    Poxa, nem li nem vi a ultima musica...
    na vdd to me segurando pra não ver o filme na esperança de ler o livro *_*

    Sbe q ainda nao li nenhum do Sparks? :/
    Pena neh...

    Mas enfim... sempre q vejo filme de algum livro q li.. axo o livro melhor. eh fato. eh sempre assim... rsrs

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Eu quero mto ler esse livro....
    eu só li o Dear John do Nickolas Sparks e já acho ele fantástico..quero mto ler esse também..

    No Dear John eu fiquei inconformada com o q fizeram..o livro é bem melhor e eles mudaram mta coisa pra fazer o filme..geralmente o livro é melhor que o filme, no meu ponto de vista e acho q no da maioria neh? ahahaha

    Eu acabei de descobrir o seu blog e ja gostei, estou seguindo.
    depois se tiver um tempinho dá uma olhadinha no meu...eh novinho...depois fala o q achou...

    Bjinhos..
    http://miheoslivros.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Meu deeeeeeeeeus, ainda bem que não vi o filme. Sério, tiraram as partes mais importantes e adaptaram para ficar ao gosto da Miley... FALA SÉRIO ¬¬

    Revoltante :\
    Ainda bem que gosto mais de Dear John :P

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderEliminar
  13. Eii, ai mais um que deve ser perto do Nicholas. Eu quero. Me revolta essas diferenças do filme pro livro né, mais fazer oq? Otima semana. Beijo.

    ResponderEliminar
  14. Oops, esse post não vou ler, pois ainda não li o livro e não assisti o filme. O livro está na estante me esperando. :) Depois que eu ler, eu volto para esse post. :)
    Bjss!

    ResponderEliminar
  15. Oi flor..
    Venho agradecer, depois de um tempão (rs) pq estou numa correria só..
    Bom meu blog está bem no comecinho ainda mas minha RA está ótima e a cada dia sinto mais falta de malhar de correr na esteira oque alivia e muito meu cansaço e estress do dia-a-dia.

    Adorei o seu cantinho, um dia eu chego la rs é meio dificil de mexer né rs, mas tbm vou deixar o meu assim lindinho, a minha cara.

    Bjs gata, tudo de bom e mta determinação!

    ResponderEliminar
  16. Hey ^^

    Ami o post <3 owww quantas diferenças, uma raiva quando eles conseguem mudar muito, mas o que me chama mais atenção é quando eles mudam a fisionomia, isso me irrita profundamente.
    Ok é uma adaptação mas conseguem encaixar cenas desnecessárias sempre ¬¬

    Xoxo

    :: Loma

    ResponderEliminar
  17. Obrigada,pois você me ajuou em um trabalho escolar, pois não precisei ler o livro para saber as diferenças,mais peguei ele emprestado da minha prima....
    Bjs e faça mais posts assim LivroXfilme é maneiro!!!!

    ResponderEliminar
  18. alguem pode me dizer se nesse filme temcenas eroticas, pois minha filha quer assistir, mas não sei se tem cenas improprias para menores

    ResponderEliminar