sábado, 21 de setembro de 2013

Resenha: A bruxa de Portobello

Olá amigos! Vamos para uma resenha para alegrar o fim de semana?  

A Bruxa de Portobello 

Autor: Paulo Coelho
Editora: Gold

Sinopse: "A Bruxa de Portobello" de Paulo Coelho, conta a história de Athena, uma garota que foi adotada por emigrantes libaneses que se estabeleceram na Inglaterra em função de uma guerra que assolava seu país natal. Agora, eles têm que enfrentar uma intolerância religiosa que se assemelha à existente nos tempos da Inquisição, quando os que eram considerados hereges pela Igreja Católica eram violentamente punidos, inclusive, sendo queimados vivos. Um retrato da sociedade contemporânea, onde o medo da mudança e o conformismo muitas vezes determinam o curso de nossas vidas. O autor brasileiro mais lido de todos os tempos escreveu a história de Athena, personagem descrita por várias pessoas que conviveram com ela. A órfã abandonada pela mãe cigana na Transilvânia. A criança levada pelos pais adotivos para Beirute. A funcionária de um grande banco em Londres. A bem-sucedida vendedora de terrenos em Dubai. A sacerdotisa de Portobello Road. A história arrebata, provoca e ainda traz à tona questões fundamentais da nossa atualidade.

Minha sinopse/opinião: O livro conta a história de Athena ao longo dos anos, desde sua infância até os dias atuais. Athena possui uma espécie de dom, um jeito diferente de se comunicar com Deus, e isso faz com que alguns religiosos sejam intolerantes com ela.
O ponto mais diferente que achei da história é que ela não é contada da forma tradicional, com um narrador em 1ª ou em 3ª pessoa... seus capítulos são narrados pelos personagens que conheciam Athena e de alguma forma se relacionaram com ela.
A ideia da história em si é muito boa e a escrita do autor faz com que a gente reflita sobre diversos assuntos do dia-a-dia, preconceitos que muitas vezes não nos damos conta de que praticamos.
Apesar da ideia do livro ser ótima e o final ser surpreendente, não foi o livro que mais me cativou. Ao contrário, dos que li do Paulo Coelho até agora este foi o que menos gostei. Então, pra você que ainda não conhece o autor, não indico que este seja o primeiro.
Não vou contar mais detalhes porque senão acabo falando spoilers. Concluindo, é um livro que indico, mas se for pra escolher um do autor para indicar não seria este... deu pra entender minha loucura? hehe
Nota final: 3 de 5

beijos
;**
E vocês, qual o livro do Paulo Coelho que mais gostaram?

3 comentários:

  1. Eu nunca li nenhum livro dele acredita? mas esse, não sei se pelo título ou pela sua resenha me interessou. Se eu ler depois te conto o que achei.
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    kkkk sim,deu para entender a loucura,mas mesmo assim me parece uma leitura muito boa Bru ^^
    Gostei da resenha e acho que eu(bem maluquinha) me arriscaria a ler mesmo se fosse o primeiro rsrs.

    Beijos

    Tamires C.

    ResponderEliminar
  3. Ja li esse livro, e amoooo! É um dos meus favoritos! Tenho7 livros de Paulo Coelho, e ja li todos os 7.. os que mais gostei foram a bruxa de portobello e o alquimista!

    ResponderEliminar