quinta-feira, 20 de março de 2014

Resenha: Holocausto Brasileiro

Olá amigos

Hoje venho com a resenha de um livro incrível que vale muito a pena vocês conhecerem.


Holocausto Brasileiro

Autora: Daniela Arbex
Editora: Geração Editorial (editora parceira, livro cedido através de parceria)


Sinopse: Neste livro-reportagem fundamental, a premiada jornalista Daniela Arbex resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da nossa história: a barbárie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena. Ao fazê-lo, a autora traz à luz um genocídio cometido, sistematicamente, pelo Estado brasileiro, com a conivência de médicos, funcionários e também da população, pois nenhuma violação dos direitos humanos mais básicos se sustenta por tanto tempo sem a omissão da sociedade. Pelo menos 60 mil pessoas morreram entre os muros da Colônia. Em sua maioria, haviam sido internadas à força. Cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, gente que se rebelava ou que se tornara incômoda para alguém com mais poder. Eram meninas grávidas violentadas por seus patrões, esposas confinadas para que o marido pudesse morar com a amante, filhas de fazendeiros que perderam a virgindade antes do casamento, homens e mulheres que haviam extraviado seus documentos. Alguns eram apenas tímidos. Pelo menos 33 eram crianças.

 Seleção de fotos do Hospital, parte especial do livro

Minha sinopse/opinião: Sempre que leio um livro baseado em fatos reais tento fazer a resenha em vídeo, e até tentei fazer deste... mas não consegui. Tudo que saía da minha boca era “chocante, absurdo, horrível”. O livro relata a história incrivelmente chocante e terrível do Hospital Colônia, hospício situado na cidade de Barbacena, durante grande parte do século passado.
Não terá como eu expressar todo aquele horror sem falar um pouquinho de spoiler, mas não se preocupem, qualquer coisa lida aqui não é nada perto de tudo narrado no livro. Dentro deste “hospital” pessoas que não eram doentes, apenas “dispensáveis” ou “incômodas” para a sociedade (ou para os mais poderosos), eram trancafiadas lá para literalmente morrer à mingua. Não existia higiene, comida adequada, camas, roupas ou um pequeno fio de dignidade. As pessoas que estavam lá realmente estavam em um grande campo de concentração, como o nome do livro sugere. Para sobreviver bebiam água de esgoto e ficavam coladas para não morrer de frio. Homens, mulheres e crianças ficavam juntos, nus, sem um pingo de humanismo, e quando havia mortes era motivo de lucro, pois os corpos eram vendidos para as faculdades de medicina.
E tudo isso que narrei não é nada perto de toda a história do livro, que aborda história de várias pessoas que passaram por lá, sobreviveram e contam todo o horror que viveram. Só de pensar que um lugar como este existiu me dá uma angústia enorme. Ninguém deve passar por algo deste tipo, sendo doente mental ou não. Todos têm direito a viver como qualquer ser humano, e todos que possuem alguma patologia, seja física ou mental, têm o direito de receber um tratamento digno e humanizado.
Como enfermeira de formação eu estudei um pouco de psiquiatria e a reforma que vêm sendo implantada ao decorrer dos últimos anos. Os pacientes devem permanecer em casa, com suas famílias, inseridos em uma sociedade que aceita as diferenças e inclui todos para que possam ser participativos, produtivos, seres capazes de tomar suas próprias decisões. Hospitais psiquiátricos devem ser evitados e somente em casos mais graves deve ocorrer internação, e nestes casos precisa haver uma previsão de alta, com um projeto terapêutico que busque inserir novamente estas pessoas na sociedade e no convívio familiar.
Falar que o livro é maravilhoso parece meio contraditório, porque a história é muito triste mesmo. Porém o livro é incrivelmente bem relatado, muitas vezes senti um ódio terrível em pensar que milhares de pessoas passaram por todo este sofrimento sem ter escolha.
Livro recomendadíssimo para todos que gostam de histórias reais e se interessam em conhecer este lado mais obscuro de nossa trajetória.
Nota final: 5 de 5.

Especial: Procurando pelo youtube sobre o Hospital Colônia me deparei com uma entrevista realizada pelo programa Domingo Espetacular, da Record. Deixo o vídeo abaixo para vocês conferirem:



Espero que tenham gostado.

beijos
;**

4 comentários:

  1. Oi, Bruna!
    Não conhecia esse livro e fiquei bem curiosa. Nunca cheguei a ler livros desse tipo, baseado em uma história real e chocante. Parece ser realmente interessante.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderEliminar
  2. Olá flor,
    Gostei da resenha, histórias baseadas em fatos reais chamam muito a minha atenção =) adorei!
    Bjs!!

    ResponderEliminar
  3. Oi Bruninha, tudo bem flor?
    Bem, como eu disse antes pra você, gosto de livros assim, mas as vezes os evito, pois mechem de mais com a minha estrutura. Espero que coisas como estas relatadas não se repitam nunca mais, pois são absurdas.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderEliminar
  4. Bruuu, resolvi dar uma passadinha aqui ;p
    adoro livros baseados em fatos reais e este está na minha lista de livros a serem lidos.
    vou dar mais uma fuçadinha aqui *-*

    Beijos ♥

    ResponderEliminar