sábado, 1 de novembro de 2014

Resenha: O teorema Katherine

Oi amigos

Hoje trago a resenha de um livro que muita gente já leu. Espero que gostem mesmo assim.

O teorema Katherine 

Autor: John Green
Editora: Intrínseca

Compre aqui*: Submarino | Saraiva | Livraria Cultura

Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

Minha sinopse/opinião: O livro conta a história de Colin, um menino gênio que é viciado em conhecimento e em fazer anagramas. Porém Colin nunca fez uma grande descoberta, então ele é só mais um gênio entre os outros. Sua única diferença foi que ele sempre só namorou Katherines, e essas sempre terminavam com ele. Após a décima nova Katherine romper o namoro, Colin resolve viajar com um amigo para esquecer sua amada, e também tem a ideia de elaborar um teorema que preveja quando um relacionamento vai acabar.
Este foi o primeiro livro do autor que li, e não li o “famoso da capa azul” porque de tanto ouvir falar, o que inclui spoilers, acabei desanimando. Comecei o livro super na expectativa de ser maravilhoso, porque quase todo mundo na blogosfera literária fala bem dos livros do John Green e confesso que quando comecei fiquei um pouco decepcionada.
Arrastei bastante a leitura e estava achando a história muito sem graça, principalmente por causa da viagem ...mas mesmo arrastando resolvi continuar. E valeu a pena, porque conforme as páginas iam passando a história foi ficando melhor. No começo, e no meio também, o que mais me desagradou foi a tal viagem... ficava pensando “Por que o Colin não ficou na cidade dele mesmo? Esse monte de desconhecidos na história pra quê?”, mas toda a conclusão do livro depende deste acontecimento, então relevei.
Para mim, que sou uma nerd de carteirinha, as partes mais legais do livro são as fórmulas matemáticas e os gráficos que Colin elabora tentando chegar ao teorema. É uma ótima leitura, mas realmente esperava mais. Mas para quem quer ler John Green sem ser “A culpa é das estrelas” acho que é uma boa pedida.
Quando a capa e a diagramação, são simplesmente fofos, única coisa que me chateia um pouco é ele ser um pouco menor que os livros de outras editoras, o que faz com que ele destoe um pouco na minha estante.
Nota final: 3 de 5.


E vocês, já leram este livro? Recomendam  algum outro do John Green?

beijos
;**

*obs: comprando através dos links sugeridos uma comissão é gerada para o blog By Bruna Kitty

1 comentário:

  1. Acho os livros do John Green fofos.
    Já recebi tantos spoilers desse que eu acho que parece que já li, mas eu não ligo muito para spoilers. Quando der, vou ler com certeza.
    Linda a citação que vc usou.
    Bjuxxxxx

    ResponderEliminar